O que é Deus para você?
De uns tempos pra cá, venho percebendo que o Deus judaico-cristão está saindo de moda. Ninguém mais acredita que Deus é um velinho de barbas brancas e que criou o mundo exatamente como consta na Bíblia. Apesar de manter as principais características, o conceito de Deus está se modificando para algo mais amplo, e, consequentemente, mais difícil de ser refutado.
É óbvio para alguém que tem um mínimo de conhecimento, que a terra não é o corpo mais antigo do Universo, as árvores não surgiram antes do Sol e nós não viemos de um punhado de barro. Por este motivo, as ideias bíblicas tiveram que ser, aos poucos, abandonadas, com a desculpa de que “ela não deve ser interpretada literalmente”. Mas se adaptarmos Deus, dizendo que Ele ocasionou o Big Bang e que rege “pessoalmente” a evolução, quem poderá dizer que não?
A moda agora é “adaptar” seu conceito de divindade para que acreditar Nele não pareça imbecilidade, cientificamente falando, mas mantendo o máximo de características do Deus de sua suposta religião.
A moda agora não é mais dizer que ciência e religião “não tem nada haver”, mas dizer que elas se completam e se corrigem, embora eu não conheça sequer um exemplo de algo em que a ciência e a religião se contradigam e seja a religião quem prove estar certa.
A moda agora é louvar o “Deus das Lacunas”, batendo constantemente em todos os pontos que a ciência ainda não conseguiu explicar, e dizer que para isso, é necessário um deus. Quando a ciência explicar tal fato, diga que, mesmo não sendo mais necessário, foi Deus quem quis que acontecesse assim.
O que isso significa?
Que demos mais um passo na Revolução Religiosa, como sempre, rumando ao ateísmo completo da humanidade:
Depois do panteísmo (tudo é deus) dos homens primitivos, quando conseguimos explicar os principais eventos da natureza, surgiu o politeísmo (vários deuses), depois o monoteísmo (deus único) e agora, estamos partindo para um deísmo. Quando a ciência conseguir, finalmente, explicar as maiores dúvidas da humanidade, como “De onde viemos”, “qual a origem da vida”, “o que é a consciência”, etc. não sobrará muitos problemas para Deus resolver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário