sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Você gosta de ser respeitado?

Pois é, nós também!

Você sabe qual deles é Ateu?

TODOS!
Somos milhões no Brasil, centenas de milhões no mundo.


A idéia desta propaganda foi tirada da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos.
É uma entidade sem fins lucrativos sediada virtualmente no site www.atea.org.br, registrada no 1º Oficial de Registro de São Paulo/SP e na Receita Federal - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Surgiu da necessidade crescente de ateus se organizarem e conta atualmente (setembro de 2009), com mais de 800 associados. Foi fundada em agosto de 2008, mas o registro só aconteceu em novembro pois o processo é bastante burocrático e moroso. Bem antes disso, muitos papos aconteceram nas listas de discussão da STR e Secularismo, a idéia de fundar uma ONG ateísta é bem antiga e permeia não apenas essas listas, mas diversos fóruns de ateísmo e ceticismo pela internet brasileira. Até onde sabemos todas as tentativas anteriores fracassaram por motivos como falta de acordo entre as pessoas envolvidas e falta de empenho em efetivar o registro da entidade. Os Associados Fundadores, Daniel Sottomaior, Alfredo Spínola e Mauricio Palazzuoli, se conheceram através dessas mesmas listas de discussão e desde então discutiram a necessidade e viabilidade de uma organização, daí surgiu a ATEA.

É uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de desenvolver atividades no campo da ordem social que busquem promover o ateísmo, o agnosticismo e a Laicidade do Estado.

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos tem como objetivos:

  • Congregar ateus e agnósticos, defendendo seus interesses e direitos, em todo o território nacional, bem como nos países ou estados independentes onde o Estado Brasileiro possui representação diplomática;
  • Combater o preconceito e a desinformação a respeito do ateísmo e do agnosticismo, dos ateus e dos agnósticos;
  • Auxiliar a auto-afirmação dos ateus e agnósticos frente ao preconceito e a rejeição sociais;
  • Apontar o ateísmo e o agnosticismo como caminhos filosóficos viáveis, consistentes e morais;
  • Promover sistemas éticos seculares;
  • Promover a laicidade efetiva do Estado, combatendo em todas as esferas legais qualquer tipo de associação que seja contrária ao descrito na Constituição da República Federativa do Brasil;
  • Promover o pensamento crítico e o método científico; e
  • Defender os direitos legais de ateus e agnósticos podendo participar e contribuir com as instituições democráticas legalmente descritas e fundamentadas na Constituição da República Federativa do Brasil, fazendo sugestões, participando de discussões sociais e representando ações públicas ou privadas sempre com base nos objetivos descritos e fundamentados no estatuto.

Essa organização vem criando uma campanha para ônibus assim como aquela que ficou famosa em Madrid e saiu até no Jornal Nacional. Interessados em contribuir é só acessar o site.
Ateu também é gente. Vamos acabar com a discriminação. Os direitos são iguais para todos.

É possível viver com o ateísmo. Com o preconceito não!

Um comentário:

Will disse...

Parabens pela iniciativa.
Muito bom ;)

Postar um comentário